O final de semana respirou Eurocopa em todos os cantos do mundo. Após as partidas de abertura, com a Polônia empatando a Grécia e o passeio da Rússia sobre a República Tcheca, mais seis jogos aconteceram, completando a primeira rodada do torneio.
|
Krohn-Delhi fez o gol da vitória sobre a favorita Holanda |
No sábado, o grupo B foi aberto com a Dinamarca surpreendendo a favorita Holanda, jogando no Metalist Stadium, na cidade ucraniana de Kharkiv. Vitória magra, por 1 a 0, gol marcado pelo atacante Krohn-Delhi, após boa jogada, dando um drible seco em dois marcadores mandou por entre as pernas do arqueiro holandês. Na outra partida do grupo, realizada em Lviv, a Alemanha sofreu para vencer a seleção de Portugal, pela contagem mínima. Mário Gomez fez o gol da vitória alemã, enquanto que o meia Cristiano Ronaldo não jogou nem uma fração do que sabe jogar de verdade.
|
Mario Gomez faz a festa sobre Portugal no sábado |
|
Espanha e Itália fazem partida disputada e ficam no 1 a 1 |
|
Mandzukic fez dois na vitória por 3 a 1 sobre a Irlanda |
Já no domingo, o grupo C foi a bola da vez, que começou com um dos maiores confrontos do futebol europeu. Espanha, atual campeã do mundo, e a Itália, tetracampeã mundial. Uma partida de alto nível na cidade polonesa de Gdansk, com diversas chances para os dois lados. Os gols só saíram no segundo tempo, com o italiano Di Natale chutando cruzado, aos 14 minutos, ele que tinha entrado no lugar do polêmico atacante Mário Balotelli, que teve atuação discreta. Mas nem deu pra comemorar o gol, pois a Espanha empatou com Cesc Fàbregas, aos 18 minutos, após um passe preciso do meia David Silva. E no outro jogo, realizado em Poznan, a Irlanda saiu derrotada por 3 a 1 diante da Croácia. Logo aos dois minutos, o atacante Mario Mandzukic abriu o marcador numa forte cabeçada. Aos 18 minutos, os irlandeses empataram com o zagueiro St Ledger, também de cabeça. Pouco antes do intervalo, aos 43 minutos, a Croácia desempatou com Jelavic, após uma falha no sistema defensivo irlandês. No começo do segundo tempo, Mandzukic não deixou a Irlanda esboçar uma reação. Do jeito que ele gosta, de cabeça, os croatas definiram o placar.
|
Em jogo fraco, França e Inglaterra ficaram no 1 a 1 |
Hoje a tarde foi a vez o grupo D, com outro grande clássico do futebol. Inimigos desde os primórdios da Idade Média, França e Inglaterra fizeram uma partida muito movimentada, aberta para os dois lados, porém fraca tecnicamente na cidade de Donetsk, na Ucrânia. E foram os ingleses que resolveram fazer a festa primeiro. Aos 30 minutos, após a falta cobrada por Gerrard, o zagueiro Joleon Lescott mandou pro fundo do gol de Lloris, mas os franceses foram pra cima, atrás do empate, até que chegaram aos 38, com o meio campo Samir Nasri, batendo na entrada da área, no canto do goleiro Joe Hart, que foi atrasado no lance. E na partida de fundo, foi a vez da segunda anfitriã da Eurocopa estrear. A Ucrânia jogou no Estádio Olímpico de Kiev, completamente tomado por torcedores de amarelo e azul. A partida era contra a Suécia, que defende as mesmas cores. Sobre a liderança de Zlatan Ibrahimovic, o time nórdico saiu na frente com um gol do camisa 10 sueco, logo aos seis minutos do segundo tempo, mas a partida estava para os donos da casa. Sob a regência do experiente meia-atacante Shevchenko, o time foi decisivo,e Sheva foi o nome do jogo, marcando os gols da virada dos mandantes, aos 9 e aos 16 minutos, levando a torcida a euforia na capital ucraniana.
|
Veterano Shevchenko faz os gols da virada ucraniana sobre a Suécia |
A segunda rodada da Euro 2012 já começa amanhã com duas partidas do grupo A:
Grécia x República Tcheca
Polônia x Rússia
Nenhum comentário:
Postar um comentário