A Copa das Nações da Oceania já conhecem os seus finalistas. O torneio está sendo realizado nas Ilhas Salomão, e foram duas grandes surpresas. Tahiti e Nova Caledônia decidirão o título que dará ao vencedor o direito de jogar a Copa das Confederações em 2013 e uma repescagem a uma vaga na Copa do Mundo contra o quarto colocado da CONCACAF.
No primeiro jogo, o Tahiti recebeu os donos da casa, a seleção das Ilhas Salomão, e com um gol do meia Lorenzo Tehau, ainda no primeiro tempo, foi o suficiente para garantir os polinésios a final da competição. Na outra partida, a favoritíssima Nova Zelândia tinha tudo para superar a surpreendente Nova Caledônia, mas acabou sendo derrotada por 2 a 0. Os gols foram marcados por Bertrand Kai e por Georges Gope-Fenepej, indo para uma final inédita, tirando a oportunidade dos Kiwis irem a um mundial pela segunda vez seguida.
Apesar de não terem destaque mundial, Tahiti e Nova Caledônia já tiveram representantes jogando pela seleção francesa. O zagueiro Pascal Vahirua jogou na Eurocopa de 1992. E a Nova Caledônia teve um representante ilustre nos Bleus: o bom volante Christian Karembeu, que jogou na Copa de 1998 e que já foi titular na equipe do Real Madrid.
Vahirua e Karembeu: Defenderam a França, mas são os maiores nomes de Tahiti e Nova Caledônia |
Os finalistas se enfrentam no domingo, a uma da manhã (horário de Brasília).
Nenhum comentário:
Postar um comentário