sábado, 16 de junho de 2012

EUROCOPA GRUPO A: REPÚBLICA TCHECA ELIMINA ANFITRIÃ POLÔNIA. GRÉCIA VENCE E DESBANCA A FAVORITA RÚSSIA


A última rodada do grupo A da Eurocopa foi marcada pelas emoções e pelo placar magro nos dois jogos. Mas o que mais se destacou foram as surpreendentes classificações dos "azarões" República Tcheca e Grécia, que jogaram como nunca e fizeram um gol cada para garantirem vaga às quartas de final da competição. A anfitriã Polônia e a favorita Rússia foram eliminadas.



Meia Jirácek foi o autor do gol que levou a República Theca
às quartas de final da Eurocopa





Jogando com o calor da torcida polonesa no estádio em Breslávia, os anfitriões fizeram o verdadeiro "jogo da vida", pois precisavam vencer os tchecos para seguirem às quartas de final. Mas a seleção da Polônia abusou de perder gols, algumas até muito claras, mas sem sucesso. A República Tcheca era vista como a mais fraca, isso após ter sofrido a goleada por 4 a 1 para a Rússia na primeira rodada. A vitória era questão de tempo para os polacos, mas de tanto perderem chances, acabaram sofrendo o golpe fatal. Aos 26 minutos do segundo tempo, o meia Petr Jirácek fez o gol da classificação dos tchecos, deixando os torcedores da casa muito aflitos, mas seguiram apoiando até o apito final. Tristeza geral pelo lado dos donos da casa, euforia total pelo lado tcheco, que não acreditavam na vaga a próxima fase, e em primeiro do grupo com 6 pontos ganhos. 



Karagounis: 120 partidas pela seleção helena e o herói do
jogo, que levou a Grécia às quartas, eliminando a poderosa
seleção russa
A outra seleção classificada do grupo foi a retranqueira seleção da Grécia, comandada pelo português Fernando Santos. Jogando no estádio nacional de Varsóvia, os helênicos enfrentaram a favorita seleção russa, que só precisava de um empate para seguir em frente na disputa pela taça. Superior durante toda a partida, a Rússia seguiu pressionando o ferrolho grego, que conseguiu neutralizar bem as investidas, e contar também com um pouco de sorte em alguns lances. Mas o combinado de bons jogadores como Arshavin e Dzagoev acabaram sofrendo o inesperado. No finalzinho do primeiro tempo, aos 46 minutos, após cobrança de lateral, o herói grego apareceu. Completando 120 partidas hoje, o meia Karagounis fez o gol que classificou o combinado grego, que fez a torcida grega vibrar de alegria, ela que nunca desistiu de acreditar, e que sempre compareceu em bom número aos jogos. Os russos foram a luta no segundo tempo, mas a festa ficou para a Grécia, ao menos está feliz diante da forte crise que assola o país. A Rússia ficou em terceiro lugar com 4 pontos e com dois gols de saldo, mas perde no critério do confronto direto, pois perdeu para os helenos, que ficaram na frente, mesmo com o saldo zero.

Festa dos gregos em Varsóvia




A Eurocopa seguirá amanhã com a última rodada do grupo B, com Holanda enfrentando Portugal em Kharkiv, enquanto que a Dinamarca enfrenta a já classificada Alemanha, na cidade de Lviv.



Nenhum comentário:

Postar um comentário